top of page

Advogado para divórcio: como escolher?

Atualizado: 13 de dez. de 2023


foto da advogada Maisa Lemos
advogado para divórcio

Ao decidir pela separação, o primeiro passo é entrar em contato com um advogado para divórcio. É ele quem irá se inteirar da situação e passar as orientações sobre o melhor procedimento para o seu caso específico, de forma a evitar maiores conflitos e burocracias.


Como escolher um advogado para divórcio?


Assuntos delicados como um divórcio, pensão, guarda dos filhos e partilha de bens devem ser tratados por um profissional especializado no assunto: o advogado de família. É comum vermos pessoas recorrendo àquele advogado amigo ou conhecido, que acaba “quebrando um galho”, mas já adianto que não é uma boa ideia.


A licença do advogado realmente permite a atuação livre em todas as áreas. Mas ao se especializar em um assunto, o profissional busca algo que gosta e com o qual se conecta. Isso torna suas motivações naturalmente diferenciadas. Do mesmo modo, o foco em uma área específica faz com que o trabalho se aprimore e permite a atualização constante do tema.


Assim, um advogado para divórcio deve ser especializado naquele tema. Ele tem o papel de ajudar a solucionar uma série de questões relacionadas ao âmbito das relações familiares. Geralmente, o advogado de família também tem maior sensibilidade, já que lida diretamente com assuntos íntimos, por vezes delicados e complexos, levantando muitas emoções e sentimentos.


Geralmente, seu trabalho começa a partir do primeiro atendimento com o cliente, quando toma conhecimento dos fatos que levaram a pessoa a procurá-lo. Nesse momento, ele já identifica quais as primeiras providências precisam ser tomadas para preservar os direitos do seu cliente. Assim, ele também absorve toda a parte chata e burocrática do processo.


O papel do advogado


Um divórcio é um momento de muito sofrimento e angústia aos envolvidos. Com o suporte de um bom advogado resolvendo o assunto, você pode se ater a outras questões relacionadas a esse momento que só você pode resolver como: organização da nova rotina, finanças, readaptações, etc.


Além disso, o advogado para divórcio auxilia na separação dos documentos necessários, além de aconselhar sobre como resolver possíveis impasses de modo amigável e de forma legal.


Mesmo um divórcio que está caminhando para o litígio, a presença de um advogado intermediando as desavenças, pode mudar o rumo e ir para uma solução consensual.

A princípio, você pode até achar que não tem grande relevância, mas um bom advogado de família pode fazer a diferença em detalhes que você nem imaginava que existiam.


Uma boa consulta com esse especialista antes do divórcio pode evitar perdas financeiras e até mesmo evitar inúmeras dores de cabeça com a guarda e convivência com filhos.


Tipos de divórcio


Na hora de formalizar o fim de um casamento, uma das principais dúvidas é quanto aos tipos de divórcio. Em resumo, hoje no Brasil o divórcio é dividido entre judicial e extrajudicial. Ou seja, aquele que precisa ir para a justiça ou aquele que pode ser resolvido em cartório.


Além disso, o divórcio judicial tem duas subdivisões, sendo uma do processo consensual, quando o casal está de acordo com todos os termos da separação, e o litigioso, quando há divergências a serem definidas em juízo.


Em ambos os casos, a presença do advogado é obrigatória e indispensável. Além do conhecimento jurídico, o profissional saberá discernir questões emocionais e racionais, dando entrada no divórcio da forma que melhor se encaixa na situação. Isso porque, mais que a separação, o processo inclui diversas outras questões, como a pensão alimentícia, a guarda dos filhos e o regime de bens.


Opte por um advogado que lute pela causa feminina


Para mulheres, é importante buscar um advogado para divórcio que tenha formação em perspectiva de gênero. Ou seja, alguém que saiba e compreenda as nuances das relações familiares em um país como o Brasil.


Não adianta apenas dominar as leis que regulam as famílias. O profissional precisa ter uma visão ampla dessa dinâmica, sobretudo em razão das violências (das mais variadas espécies) que mulheres e crianças sofrem todos os dias.


Além disso, o próprio judiciário incentiva práticas machistas e racistas, por mais absurdo que isso possa parecer. Por isso a importância de um profissional atento a essas violências de nossas instituições. Um advogado que compreenda a temática de gênero e classe é essencial para uma atuação jurídica eficaz e que combata práticas seculares de exclusão e de preconceitos.


Quando direcionei minha atuação para essa área, me deparei com um cenário onde via homens, em sua grande maioria, focados apenas em seus próprios interesses e bem estar, em detrimento de seus filhos.


Obviamente sei que nem todos os homens são maus pais. Assim como sei que nem todas as mulheres são exemplos de generosidade e dedicação com seus filhos e em seus relacionamentos. Mas foi uma escolha que decidi bancar, até porque tento ver toda a situação de uma maneira global.


Sabemos que a desigualdade entre homens e mulheres é estruturante e que, historicamente, elas são oprimidas em razão do sexo. Consequentemente, a violência sistemática contra mulheres e crianças é produto desta desigualdade e opressão.


No judiciário não é diferente; predomina a cultura machista traduzida na impunidade de homens e na culpabilização das mulheres. Então, o meu trabalho é de luta. Luta por um ideal de combate a discriminação perpetrada pelo Poder Judiciário e por operadores do direito e de reparação histórica.



Como faço para buscar ajuda especializada para lutar pelos meus direitos?


Para buscar ajuda especializada para ingressar na Justiça e lutar por seu direito, você pode contar com o escritório Maísa Lemos Advocacia e Consultoria, pois somos especializados em Direito de Família. Clique aqui e fale com nossa equipe.


No mais, nosso escritório tem um imenso prazer em ajudar as pessoas com a divulgação de informações relacionadas a direito de família.

E por isso temos em nosso site e redes sociais (@maisalemoss) informações quase diárias.


Contudo, para analisar com detalhes o caso das pessoas que nos procuram, um advogado precisa reservar um tempo na agenda, parar, ouvir, entender e, em seguida, dar a orientação necessária para o caso específico. É um trabalho que envolve responsabilidade e dedicação. Compreende?


E na verdade, muita gente não sabe exatamente como funciona o nosso fluxo de trabalho, por isso fazemos sempre questão de mostrar como é.


E se você acha que está em um momento para conversar, entre em contato conosco e agende um horário. É só clicar aqui


Nós atendemos em todo o Brasil, pois o processo judicial é inteiramente eletrônico.


Nosso E-book


Baixe o e-bookGuia completo para se preparar para um divórcio”. Com certeza vai te ajudar bastante.


Agora, vou ficando por aqui.


Até a próxima.



Meu nome é Maisa Lemos, atuo como advogada de família e sucessões em Goiânia desde 2002 e tenho clientes em todo o Brasil. Presto assessoria jurídica em ações de inventário, arrolamento, divórcio, guarda, pensão alimentícia, sobrepartilha e filiação socioafetiva. Meu foco é sempre a prevenção de litígios e o bem estar dos envolvidos, sobretudo quando há filhos menores de idade.

Sou também mãe do Davi, da Helena e da Clara.

Me siga no instagram: @maisalemoss. Lá eu posto conteúdo quase diariamente sobre direito de família e sucessões.



LEMBRE-SE: este post tem a finalidade apenas de informar. Em nenhuma hipótese substitui a consulta com um profissional do Direito. Converse conosco e verifique as orientações necessárias para o seu caso específico.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


Logo Maísa Lemos
bottom of page