top of page

6 atitudes discretas ao se preparar para um divórcio

Atualizado: 6 de dez. de 2023


mulher tirando aliança do dedo
preparar divórcio

No meu atendimento como advogada, vejo que muitas mulheres não sabem como se preparar para um divórcio. Elas desejam, estão pensando em dar esse passo, mas não tem ideia por onde começar ou mesmo o que está envolvido no processo dessa natureza.

Em outro artigo explico melhor como pedir o divórcio. Mas antes disso é importante tomar algumas atitudes para que o processo, seja ele consensual ou litigioso, transcorra da melhor forma possível.

Os casos em que consigo melhores decisões para minhas clientes são aqueles em que elas conseguiram reunir o maior número de documentos possíveis.

Se você se identificou com esse sentimento, esse não saber, independente do que você decidir, acho importante que saiba algumas recomendações para iniciar discretamente o processo.

1. Obtenha extratos bancários e cópia de documentos de bens.

Uma coisa é você conseguir extrato bancário enquanto ainda está casada. Outro é tentar obter isso após a separação. Certamente só conseguirá com ordem judicial e isso pode levar até anos para acontecer.

Então, caso você tenha acesso, consiga extratos bancários, informações sobre investimentos, faturas de cartão de crédito que confirmem a renda da família e os valores que o casal possui em conta bancária.

Quanto mais informado você estiver os dados financeiros da família, menor as chances de ser lesada.

2. Consiga cópia da declaração de Imposto de Renda

A declaração de Imposto de Renda pode revelar muitas informações importantes. Inclusive sobre investimentos e imóveis sobre os quais você não fazia ideia, ou mesmo dívidas que o seu cônjuge não falou nada e que você não sabia que existiam.

Quando se trata do processo de divórcio, o advogado precisa estar ciente de tudo e qualquer coisa que mostre ganhos, dívidas, renda, etc.

3. Demonstração de dívidas e empréstimos.

A nossa legislação de determina que as dívidas feitas em benefício da família também devem ser partilhadas entre o casal, a depender do regime de bens. Como no Brasil o regime mais comum é o da comunhão parcial de bens, e nesse regime se partilham dívidas do casal, é importante que quem quer se preparar para o divórcio, saiba exatamente quais são elas.

Isso pode ter um impacto grande no momento da partilha de bens. Por isso é tão importante ter ciência disso previamente.

Além disso, você deve ficar atenta a fato de que as dívidas do seu cônjuge, feitas para benefício próprio, não podem ser cobradas de você, tampouco partilhadas. E tendo ciência da natureza dessas dívidas, antes que elas venham a tona em um eventual litígio, facilita bastante e evita que você seja pega de surpresa.

4. Se preparar para um divórcio envolve organização financeira

Uma etapa muito significativa do processo de divórcio, antes mesmo que ele inicie é a ciência das finanças. Acima eu falei bastante disso, inclusive da necessidade de ter noção das dívidas.

Daqui pra frente cada um precisa pensar como será lá na frente e ter essa noção do agora, ajudará muito no futuro.

Organize suas finanças, tenha uma reserva para gastos inesperados, para pagamento de taxas, custas judiciais e advogado, bem como para sua nova vida. O divórcio mau conduzido pode fazer seu padrão de vida cair assustadoramente.

Você não é uma princesa que precisa ser salva e pode muito bem conduzir suas próprias contas daqui para frente. Tenha todos os seus gastos e dívidas anotados. Logo em seguida desfaçam todos os vínculos bancários.

Isso lhe dará a privacidade necessária para esse novo momento da sua vida e também a tranquilidade de que seu dinheiro não está sendo usado de maneira indevida.

5. Procure um advogado de família

O recomendado é que o advogado escolhido para mediar a separação ou divórcio seja um profissional especializado em direito da família. É preciso, ainda, que o advogado escolhido tenha profundo conhecimento do caso e que sejam realizadas consultas prévias para alinhar as informações.

Neste artigo (clique aqui) eu explico melhor como escolher um advogado para divórcio. Se o divórcio for feito de maneira amigável, ou seja, sem discordâncias entre os cônjuges, os advogados trabalharão com a organização dos documentos necessários.

Mesmo em divórcios consensuais, eu não gosto da ideia de um profissional atendendo os dois. Sempre um ficará desconfiado do trabalho do outro. Por isso, considero importante que cada um tenha o seu.

No divórcio litigioso, obrigatoriamente serão necessários dois advogados e o papel deles será o de fazer a defesa dos argumentos do seu cliente e, ainda, a mediação do caso para um possível acordo no futuro.

6. Tenha um plano pessoal.

Crie um plano para si mesma que inclua onde você vai morar e como você vai se sustentar tanto nos estágios iniciais do divórcio quanto no pós-divórcio. Isso lhe dá orientação à medida que você passa pelo processo de divórcio.

Ter um plano não só ajudará a solidificar uma base para o seu divórcio, mas pode ser algo que você pode consultar a qualquer momento. Você quer avançar intencionalmente com suas decisões. O plano não precisa necessariamente ser minuncioso, mas você pode incluir respostas para perguntas, como:

  • Como quero me sentir quando terminar o processo de divórcio?

  • Como quero que meus filhos se sintam quando o processo de divórcio terminar?

  • Quais são as pessoas que confio e que podem me ajudar nesta fase?

Como você pode ver em todos os itens acima, informação é poder. Quanto mais informações você tiver, mais poderá defender-se durante todo o trâmmite. Todas essas informações podem ser obtidas HOJE para que você possa se preparar para um divórcio

7. Quero começar

Com dito, para entrar com um ação de divórco é fundamental que você tenha ao seu lado um advogado especialista em direito de família.

E se você é mulher, saiba que pode contar com o nosso escritório, independentemente de qual região do Brasil você está, pois esse processo é inteiramente eletrônico.

Então, conte com a nossa experiência para lidar e auxiliar no seu caso.

Como faço para buscar ajuda especializada para lutar pelos meus direitos?


Para buscar ajuda especializada para ingressar na Justiça e lutar por seu direito, você pode contar com o escritório Maísa Lemos Advocacia e Consultoria, pois somos especializados em Direito de Família. Clique aqui e fale com nossa equipe.


No mais, nosso escritório tem um imenso prazer em ajudar as pessoas com a divulgação de informações relacionadas a direito de família.

E por isso temos em nosso site e redes sociais (@maisalemoss) informações quase diárias.


Contudo, para analisar com detalhes o caso das pessoas que nos procuram, um advogado precisa reservar um tempo na agenda, parar, ouvir, entender e, em seguida, dar a orientação necessária para o caso específico. É um trabalho que envolve responsabilidade e dedicação. Compreende?


E na verdade, muita gente não sabe exatamente como funciona o nosso fluxo de trabalho, por isso fazemos sempre questão de mostrar como é.


E se você acha que está em um momento para conversar, entre em contato conosco e agende um horário. É só clicar aqui


Nós atendemos em todo o Brasil, pois o processo judicial é inteiramente eletrônico.


Nosso E-book


Baixe o e-bookGuia completo para se preparar para um divórcio”. Com certeza vai te ajudar bastante.


Agora, vou ficando por aqui.


Até a próxima.

Meu nome é Maisa Lemos, atuo como advogada de família e sucessões em Goiânia e atendo exclusivamente mulheres em ações de divórcio e alimentos. Além disso, presto assessoria jurídica em ações de inventário e arrolamento. Meu foco é sempre a prevenção de litígios e o bem estar dos envolvidos, sobretudo quando há filhos menores de idade.

Sou também mãe do Davi, da Helena e da Clara.

Me siga no instagram: @maisalemoss. Lá eu posto conteúdo quase diariamente sobre direito de família e sucessões.



LEMBRE-SE: este post tem a finalidade apenas de informar. Em nenhuma hipótese substitui a consulta com um profissional do Direito. Converse com seu advogado e verifique as orientações necessárias para o seu caso específico.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page